15 motivos para morar na Alemanha

Portal de Brandenburg - Berlim

Salve salve leitores…enfim o Canal do Youtube Viagens e Vistos se expandiu também para o formato blog. Espero que gostem, aqui me sinto bem à vontade também para compartilhar informações com mais riqueza e detalhes das nossas viagens e vida na Alemanha para vocês. A lista abaixo é baseada única e exclusivamente na minha própria experiência e vivência na Alemanha. Agora sem mais enrolação, segue a lista!

Segurança

alemanha segurança 1024x682 - 15 motivos para morar na     Alemanha

Embora essa lista não esteja em ordem de importância, para mim a segurança na Alemanha é o motivo mais importante pelo qual eu gosto de morar aqui.

Chegar e sair de casa a qualquer hora sem se preocupar, esquecer a chave na ignição da moto (sim eu já esqueci!), sair atrasado com a mochila meio aberta e a carteira aparecendo, e não ter qualquer problema é fantástico!

A simples sensação de não precisar ficar sempre alerta e preocupado quando se anda na rua é sensacional! Caso deseja clique abaixo para ver um vídeo meu sobre o assunto:

Saúde

medico alemanha 1024x605 - 15 motivos para morar na     Alemanha

Por regra, todos que moram na Alemanha (mesmo que com visto temporário), precisam de um plano de saúde. O plano de saúde público é ótimo e cobre a maior parte das necessidades de todos. Serviços como psicólogo e dentistas também estão inclusos.

Os médicos são altamente qualificados e os hospitais e clínicas possuem uma excelente infraestrutura.
Eu passei por uma situação muito difícil e graças a Deus fui muito bem atendido aqui na Alemanha. Clique no vídeo abaixo para saber mais:

Economia

economia da alemanha 1024x682 - 15 motivos para morar na     Alemanha

A Alemanha figura entre os países mais ricos da Europa, e com uma economia sólida. Roupas de marca e qualidade são vendidas por um preço acessível e taxa de financiamento de carros e imóveis é 1,5-2% ao ANO.

O poder de compra da moeda é alto, por exemplo no supermercado é possível comprar vários itens, por até 1 euro, como água, pães, cerveja, verduras e legumes.

Localização geográfica

alemanha no mapa 1 1024x681 - 15 motivos para morar na     Alemanha

Eu costumo dizer que a Alemanha esta praticamente no “centro do mundo”! Pelo fato de ser um país pequeno se comparado ao Brasil, e de fazer fronteira com 9 países (considerando a economia sólida que mencionei acima), viajar para vários países europeus pode ser rápido, barato e fácil. Para saber mais um pouquinho dos meus rolés nos países vizinhos e pela Europa inscreva-se no meu canal e dê uma olhada nos vídeos!

Infraestrutura para o inverno

aquecedor na alemanha 1 1024x682 - 15 motivos para morar na     Alemanha
Aquecedor na Alemanha

Eu morei 7 anos em Curitiba e sei bem o que estou falando (ou escrevendo): a Alemanha possui uma excelente infraestrutura para o frio, com aquecimento central e água aquecida nas residências.

As roupas são confeccionadas com qualidade para suportar baixas temperaturas e são vendidas a preços acessíveis. Quando se precisa andar pela rua, ir ao trabalho e realizar as tarefas do dia-a-dia o frio pode ser um problemas, porém…

Como dizem os alemães:

Não existe frio, você que está mal agasalhado!!

Depois que eu aprendi isso e comecei a me agasalhar corretamente, superei e nesse vídeo passo todas as dicas de como se agalhar corretamente na Alemanha:

Transporte público de qualidade

trem na alemanha 1024x657 - 15 motivos para morar na     Alemanha
típico trem da alemanha

Na Alemanha existem variados tipos de transportes públicos: Ônibus, Tram, S-Bahn, U-Bahn e Trem. Nas médias e grandes cidades, todo o sistema é bem integrado, com horários definidos e com uma margem pequena de atraso.

Em todos os grandes aeroportos, existem S-Bahns (um tipo de metrô) que levam os passageiros até o centro da cidade.

As Autobahns (estradas da Alemanha), em vários trechos não possuem limite de velocidade e o asfalto é impecável. É muito comum também, ver obras nas Autobahns, o que significa que a manutenção é constante.

Dúvidas sobre transportes públicos na Alemanha ? Aqui embaixo você poderá saber mais…

Transportes alternativos

bicicleta na alemanha 1 1024x682 - 15 motivos para morar na     Alemanha

Na Alemanha a bicicleta é considerada com um meio de transporte oficial. Existe uma excelente estrutura de ciclovias por todo o país, e até por isso bicicletas não são muito baratas.

Ela faz parte do dia-a-dia e os alemães a usam para: ir ao trabalho, encontrar pessoas, fazer compras, levar filhos na escola (com banco para crianças).

Os trens e metros são adaptados para levar bicicletas. Além disso, também é comum ver os alemães (crianças e adultos) se locomovendo através de patinetes e patins.

Educação de alta qualidade.

O sistema de educação da Alemanha figura entre os 20 melhores do mundo, de acordo com várias instituições. Da pré-escola até o fim do colegial (segundo grau), não se paga nada.

 As faculdades, mestrados e doutorados são pagos, porém não é uma mensalidade como no Brasil e sim taxas semestrais.

Valorização dos estudos.

Aqui na Alemanha, quanto mais se estuda, mais reconhecimento se obtém. Por isso, é comum para os alemães entrarem um pouco mais tarde no mercado de trabalho, porém com uma qualificação maior (mestrado/doutorado).

No meu ambiente de trabalho por exemplo, vários profissionais possuem mestrado e alguns em cargos mais altos (diretores por exemplo), são doutores.

Empregabilidade para mão de obra qualificada.

trabalhar na alemanha 1024x683 - 15 motivos para morar na     Alemanha

Eu imigrei em 2015 para a Alemanha através de um visto oferecido a profissionais qualificados. Desde então a Alemanha vem intensificando ainda mais a procura por profissionais altamente qualificados como por exemplo médicos, engenheiros, cientistas, profissionais de informática.

Esses vistos apenas refletem que o mercado de trabalho alemão carece de mão de obra especializada. Em mais um vídeo relato minha experiência ao conseguir o tão sonhado visto definitivo.

Graças a um visto como esse que hoje possuo o visto definitivo para morar na Alemanha!

Respeito às regras e leis.

Na Alemanha, regras e leis foram e são feitas para serem respeitadas e os alemães são um povo correto e muito honesto.

Não há espaço para ¨jeitinhos¨ ou gambiarras. Infrações, delitos e crimes são punidos com o rigor da lei.

As regras e leis, são para todos.

Retorno de Impostos

Saneamento básico, calçadas limpas e bem mantidas, infraestrutura de transportes, estradas sem pedágios e segurança.

Aqui não tenho apenas  a sensação, mas certeza de que os impostos pagos pela população retornam aos contribuintes. Embora pague-se muitos impostos (comparando-se com o Brasil, por exemplo), a relação custo x benefício de ser viver na Alemanha é muito boa, pois a corrupção não faz parte do dia-a-dia do país.

Consciência ecológica

É obrigatório na Alemanha separar o lixo desde em todos os domicílios e estabelecimentos. Plástico, papel, lixo biológico, etc. todos têm seu destino apropriado.

É incomum ver pessoas jogando lixo no chão nas ruas ou até para fora dos carros enquanto dirigem.

Liberdades

Embora seja um país firme e rígido em relação ao cumprimento de leis e regras ( o que convenhamos é uma das vantagens já citadas acima), observo constantemente o respeito ao indivíduo, às religiões e ao direito de cada um.

Dentro dos parâmetros legais e sociais, não há problemas em ser como e quem você quiser ser. Os alemães geralmente não se importam ou ficam se atentando por exemplo, em como as pessoas estão vestidas ou se tem tatuagens ou piercings, ou cabelos descoloridos. Seja quem você quiser ser, desde que respeito também a liberdade do outro.

Concertos e festivais

A Alemanha possui ao longo do ano vários eventos e festivais como por exemplo a Oktoberfest, a Frühlingsfest (festa da primavera), entre outras festas dependendo da cidade. No inverno, é muito comum encontrar os mercados de natal (Weihnachsmarkt) pelas cidades.

Além disso, vários outros eventos sao comuns ao longo do ano como o maior festival de heavy metal do mundo, chamado Wacken, além de vários festivais de música eletrônica.

Independente dos festivais, ao longo do ano vários artistas e bandas sempre incluem grandes cidades como Berlin, Frankfurt, Colônia , Munique entre outras em seus calendários.

No vídeo abaixo, você poderá conferir como foi a Oktoberfest de 2017.

Gostou do post ? Comente abaixo oque achou! E me siga nas redes sociais!

Obrigado por sua atenção!

Sobre Ivan Rocha 5 Artigos
Ivan Rocha mora na Alemanha desde 2015. É consultor de TI, cursa um mestrado na mesma área, possui um canal no Youtube também chamado Viagens e Vistos, e agora ainda resolveu ter um blog! :-)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*