Imigração para a Alemanha em 2020

Atendendo aos pedidos que muitos me fazem, seja através de comentários no meu canal do Youtube ou mensagens no Instagram, gostaria de compartilhar aqui com você as (boas) perspectivas, de que em 2020 a Alemanha continuará sendo, assim como foi nos anos anteriores, um ótimo destino de imigração para os que desejam trabalhar e/ou estudar.

A Alemanha possui ao todo 11 vistos para trabalho e estudo que facilitam a imigração:

  • Visto para trabalho
  • Visto de procura de vaga de emprego – Aqui vale ressaltar que a Alemanha é um dos poucos (senão o único), países da Europa a ter um visto como esse, incentivando a imigração de mão de obra qualificada.Esse foi o visto que possibilitou a minha imigração para a Alemanha.
  • Blue Card
  • Visto para estágio
  • Visto de Serviço Voluntário
  • Visto Working Holiday – Visto mais recente, onde é possível visitar o país, residir por até um ano e além disso, também trabalhar (período limitado a 6 meses).
  • Visto para permanência de cientistas
  • Visto de intercâmbio escolar
  • Visto Au-Pair
  • Visto de Estudante – Ensino Superior e Doutorado
  • Visto para curso intensivo de alemão

Taxa de desemprego anual decrescente:

Ao longo dos últimos 9 anos a taxa de desemprego da Alemanha vem caindo praticamente entre 0.2% e 0.4% ao ano. Em 2018 a taxa medida foi de 5.2% enquanto que, em 2019 até o mês de outubro, a taxa de desemprego registrada foi de 5%, ou seja, já estava inferior à do ano de 2018.

Aumento constante na média anual do número de vagas de trabalho:

Se por um lado a taxa de desempego cai, por outro, o número de vagas abertas (média) continua a aumentar a cada ano. No gráfico abaixo é possível comprovar isso. Em 2018, a média de vagas de trabalho era de 796.427, enquanto que em 2019 até o mês de outubro, a média de 786.927 vagas em aberto foram informadas pelos empregadores na Alemanha.

Aumento na expectativa de vida da população:

Com o aumento da expectativa de vida e consequentemente, com a população envelhecendo, a demanda por de mão de obra nova ( de maneira geral) será notada não apenas em 2020 mas também nos anos seguintes. Como consequência é esperado um aumento (já notado no momento atual) principalmente por mão de obra para cuidar de idosos, em clínicas, asilos e hospitais.

Quais profissões são as mais requisitadas?

Segundo o site alemão Karrieretutor , as seguintes profissões continuam com uma alta demanda de profissionais no mercado de trabalho alemão. Essa é apenas uma das fontes, em uma busca sem grandes esforços no google da Alemanha é possível encontrar muitos outras artigos a respeito das profissões em falta na Alemanha:

  • Trabalhos relacionados à Tecnologia da Informação (TI) e Engenharia, que além dos fatores mencionados acima, aumenta a demanda por profissionais como resultado dentre outros fatores, o avanço da tecnologia. Exemplo: Desenvolvedores de Software, Consultores SAP, Gerente de Projetos de TI e Engenheiros de Software, Mecânicos e Eletrônicos;
  • Trabalhos relacionados com as Áreas Sociais e Saúde: Médicos, Professores, Enfermeiros e Assistentes Sociais;
  • Trabalhos relacionados às Áreas de Criatividade como por exemplo: Gerente de Mídias Sociais, Designer Gráfico, Designer de Comunicações e Gerente de Marketing Online.

Por onde começar a procurar?

Além do google, a melhor forma de procurar por empregos na internet é em sites especializados como por exemplo Monster, Indeed e Glassdoor. Porém é importante saber onde a maioria dos alemães buscam trabalho e consequentemente onde os empregadores buscam por esses profissionais. As grandes oportunidades podem aparecer também no Xing e LinkedIn, pelo fato de serem as duas redes sociais profissionais mais acessadas pelos alemães.

Eu por exemplo, consegui meu atual trabalho através de um contato feito pelo Xing. A melhor dica aqui é:

Mantenha suas redes sociais (Xing e LinkedIn) sempre em dia, com uma excelente foto, informações concisas e claras da sua carreira, empresas para as quais você trabalhou e formações acadêmicas e/ou extra curriculares.

Conclusão

Imigração em 2020: A Alemanha demonstra ainda estar de portas abertas para estrangeiros que se enquadram como mão de obra qualificada, estudantes e pesquisadores (considerando o domínio do idioma alemão e/ou inglês, dependendo da área).

Na minha opinião pessoal essa oferta de trabalho não se aplica a trabalhadores estrangeiros sem formação superior e especialização (tema para um outro post).

Observação importante: Imigração para a Alemanha em 2020 (e para qualquer outro país) , requer planejamento e é algo sério. Portanto esse post é apenas uma análise pessoal, e não deve ser entendido como um convite ou recomendação para largar tudo e vir sem visto, estrutura e planejamento para a Alemanha.

Caso desejar ver mais informações sobre esse tema e uma sessão de perguntas e respostas sobre, sinta-se à vontade para assistir a live que fiz no meu canal no Youtube:

Se você está com alguma dúvida ou apenas pesquisando sobre a Alemanha não deixe de conferir meu outro post sobre 15 motivos para morar na Alemanha.

Caso você já sente vontade ou sonha em um dia morar na Alemanha, me siga no Youtube, pois toda semana há algum vídeo novo relacionado ao tema imigração, vida e dia-a-dia na Alemanha!!

Se você já está com a intenção ou em processo de imigração, recomendo adquirir o meu E-book “Morar na Alemanha”. Onde é possível encontrar informações já “mastigadas” sobre tudo oque você realmente precisa saber antes de se mudar para a Alemanha, quando chegar aqui e depois que estiver residindo! Aproveite a promoção de lançamento e adquira já o seu exemplar CLICANDO AQUI:

Sobre Ivan Rocha 5 Artigos
Ivan Rocha mora na Alemanha desde 2015. É consultor de TI, cursa um mestrado na mesma área, possui um canal no Youtube também chamado Viagens e Vistos, e agora ainda resolveu ter um blog! :-)

3 Comentários

    • Olá Luciana, entendo perfeitamente! Nesse caso o ideal é você verificar os vistos disponíveis para a Alemanha e quais podem encaixar melhor no seu perfil.
      Detalhamos todos os vistos em nosso E-book e o link encontra-se logo acima no post.
      Um abraço e sucesso!

  1. Olá. Pergunta obvia mas pela minha experiência, preciso fazer rsrs. Se eu me mudar hoje para Alemanha, qual está sendo a exigência do idioma alemão para trabalhar e viver tranquilamente? Tenho inglês fluente, mas o alemão não falo muito bem. Eu já moro na europa ha alguns anos (fora da UE) e muitas vezes o idioma local não é lá necessário, mas no final acaba sendo um ponto de segregação para as melhores posições, me entende? Gostaria de saber um pouco mais sobre a exigência da fluência do idioma. Sou químico, engenheiro e no momento me especializando tecnicamente na área de tecnologia.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*