Viagens Internacionais: 5 itens indispensáveis

mala-de-viagem
Mala de Viagem

Quais itens são indispensáveis para uma viagem internacional? A primeira viagem ao exterior sempre nos leva à essa pergunta.

Aqui relaciono os itens que sempre levo considero de extrema necessidade para TODA e QUALQUER viagem internacional:

Passaporte:

Mesmo eu morando na Alemanha e tendo um documento de identificação local, chamado de Aufenthaltstitel, sempre que viajo para qualquer país fora da Alemanha, tenho meu passaporte junto comigo.

É importante frisar que, para brasileiros é dispensável a apresentação de passaporte nos países do Mercosul. Nesse caso a simples apresentação do documento de identidade é suficiente.

Dica de ouro: Documento de identidade não significa CNH, ou seja, a nossa famosa carteira de motorista e sim o RG…Um amigo meu no percebeu somente no aeroporto que havia esquecido o passaporte e tinha consigo somente a CNH…moral da história, perdeu a viagem pro Chile.

Visto

Assim como o passaporte, dependendo do país para onde se vai viajar é necessário tirar o visto antecipadamente. Evite comprar passagens aéreas e reservar hotéis sem antes verificar a necessidade de um visto e providenciá-lo. Alguns países dispensam vistos, mas precisando ou não é indispensável se informar!!

Verifique no site do Portal Consular Brasileiro a necessidade de visto e outros documentos antes de viajar:

Sempre verifique se o nome no visto é idêntico ao nome no se passaporte! Em 2011 eu havia planejado ir ao México e naquele época era necessário tirar um visto eletrônico. Eu havia feito pelo site do consulado mexicano, porém havia um erro no meu nome.

No momento do check-in no aeroporto, fui impedido de viajar devido à inconsistência entre o nome no meu visto e no meu passaporte. Infelizmente era feriado e não pude obter nenhum contato ou assistência do consulado mexicano. Viagem perdida por uma besteira.

Dinheiro em espécie

Parece óbvio, mas é extremamente importante chegar em um país estranho com dinheiro em espécie. Não precisa ser exatamente dinheiro local em espécie, ou seja, caso você vá para a Turqui, não precisa comprar Lira Turca no Brasil antes de embarcar.

Para viagens internacionais, a dica de ouro aqui é comprar sempre dólares e euros que são moeda fortes e aceitas mundialmente para troca. Lembro que ao chegar na China para fazer uma escala de oito horas, decidi com minha esposa quer daríamos um “rolê” na cidade.

Não possuíamos nenhum dinheiro em espécie e os caixas automáticos não aceitavam nossos cartões, isso já no aeroporto. Foi uma aventura sair do aeroporto e chegar na cidade, onde depois de muita luta, achamos um caixa eletrônico e conseguimos sacar dinheiro.

Confira essa aventura no vídeo que gravei para o meu canal:

Cartão de Crédito Internacional

Seguindo a ideia do item anterior, acredite em mim quando falo que um cartão de crédito internacional pode te ajudar em perrengues… Foi assim na China e pelo fato de nós termos dois cartões internacionais de diferentes bancos deu tudo certo, pois um dele não funcionou.

O cartão de crédito como sabemos têm duas funções principais: a de saque, para obter dinheiro em espécie e a de crédito…para pagar eventuais produtos ou serviços em moedas estrangeiras.

Dica de ouro: Em viagens internacionais use o cartão o menos possível em função da conversão de moeda e taxas adicionais (dependendo do país e do banco). Verifique junto ao seu banco essa informações antes de viajar.

Carregador portátil de celular

Considerando que hoje em dia todos possuem um telefone celular, no que se refere a longas viagens, é fundamental ter em mãos além de um celular, um carregador portátil, também conhecido como Powerbanks.

Esses aparelhos conseguem dependendo da potência carregar um celular por completo por até duas vezes. Isso em uma situação complicada onde é preciso avisar alguém como por exemplo ser parado na imigração ou ter algum documento roubado / perdido , faz toda a diferença!

Aqui a dica de ouro é verificar a potência antes de comprar e verificar a carga antes de viajar! Assim sua comunicação e diversão durante a viagem estarão garantidos!

Boa Viagem!

Sobre Ivan Rocha 5 Artigos
Ivan Rocha mora na Alemanha desde 2015. É consultor de TI, cursa um mestrado na mesma área, possui um canal no Youtube também chamado Viagens e Vistos, e agora ainda resolveu ter um blog! :-)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*